
A APLB Sindicato – Delegacia hidroelétrica de Paulo Afonso concluiu com sucesso mais uma edição da sua tradicional Festa da Educação. Realizado anualmente para celebrar o Dia do Servidor (28 de outubro), o evento não só promove a confraternização da classe trabalhadora da educação, mas também serve como um importante momento de reflexão e organização da categoria.
O tema central deste ano, “Semear Cidadania, Colher Democracia”, destacou a relevância política do setor. Esmeralda Patriota, diretora da APLB, ressaltou a urgência do debate: “Além de celebrar, o evento nos convida a refletir. Diante dos episódios recentes de ameaça à democracia, o primeiro segmento a ser afetado é sempre a educação.”
Por onde as celebrações passaram, o que se destacou foi a alegria, o companheirismo e a união dos filiados e filiadas. Como novidade e lembrança, a APLB presenteou os participantes com uma caixa de som portátil, pensada como um item útil para o dia a dia dos profissionais.
Agenda de Comemorações
A série de eventos cobriu quatro municípios da região, mobilizando centenas de educadores. A abertura aconteceu em Macururé, no dia 15 de outubro, a partir das 9h, marcada pela forte participação de filiados, filiadas e autoridades locais, como destacou a coordenadora do núcleo, Elenita Lima.
Em seguida, no dia 18 de outubro, foi a vez de Pedro Alexandre sediar a festa, onde cerca de 300 pessoas compareceram, com a coordenadora Heliana da Silva celebrando a grande adesão.
O evento que reuniu os profissionais de Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida ocorreu no dia 27 de outubro, no Clube CPA. Um dos pontos altos desse encontro foi a apresentação do poema “Pátria Armada”, feita pelas estudantes vencedoras do festival de poesia promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
Encerrando a sequência, no dia 8 de novembro, a confraternização em Chorrochó contou com a animação de duas atrações musicais, finalizando o ciclo de festividades com chave de ouro.
A Festa da Educação da APLB mais uma vez cumpriu seu papel fundamental de ir além da celebração, reafirmando o compromisso do sindicato com a defesa da categoria e dos valores democráticos. A forte mobilização nos diferentes municípios da região de Paulo Afonso demonstrou a vitalidade da classe trabalhadora da educação e a importância da união para o enfrentamento dos desafios futuros.



